Voltar

Como tratar a irritação vaginal em mulheres

Autora: Ena Victoria Ramírez Peñuela

Quando há incontinência urinária, a urina que entra em contato com a pele da vulva pode causar irritação, coceira e ressecamento na região. Selecionamos algumas dicas para controle do quadro enquanto tratamos os sintomas da incontinência urinária. 

  

  1. Use absorventes protetores diários planejados especialmente para mulheres com problemas de incontinência urinária, os produtos da linha de absorventes da Plenitud®  foram desenvolvidos para absorver urina (diferentes de absorventes projetadas para outros fins). Troque de absorvente quando necessário, mantenha a área sempre seca.
  2. Se possível, lave a área genital com água morna entre um acidente e outro, secar por completo a região.
  3. Ao invés de utilizar talco, pó ou desodorante para tentar disfarçar o odor de urina, faça uso de absorventes fabricados especialmente para este fim. 
  4. roupa íntima deve ser composta por tecidos 90-100% algodão.
  5. Lave as peças íntimas com sabão neutro, sabão de coco, por exemplo.
  6. Utilize apenas água corrente para lavar as partes íntimas. A vagina, em condições ideais de saúde – boa alimentação e prática de atividade física – se autorregula. Mas, o sabonete é uma opção para ajudar na higienização. Na hora de escolher o tipo, vale levar em conta os aspectos que o tornam seguro. Entre eles está a ausência de corantes e perfumes e pH próximo do neutro. Para maiores informações a respeito da higienização das partes íntimas a consulte seu ginecologista de confiança.
  7. Não use roupas muito justas, elas podem forçar os órgãos do assoalho pélvico e contribuir para o agravamento do quadro. 
  8. Nunca use meia calça! 
 

Caso a irritação da vagina já esteja instalada: 

 

  1. Use roupas leves e largas e, na maior parte do tempo fique sem calcinha para ventilação da região íntima. O uso das roupas íntimas colabora para criação de bactérias.
  2. Panos umedecidos com água gelada ajudam a aliviar os sintomas. Seque bem a área íntima antes de se vestir.
  3. Nunca lave as partes íntimas com sabonete comum opte por opções de sabonetes com pH próximo do neutro e sem perfume.
  4. Use cremes à base de calêndula ou aloe vera pelo menos 4 vezes ao dia. Se não for suficiente utilize cremes que contenham em sua composição óxido de zincocomumente usados para tratar assaduras em bebês. 
 

Se, apesar dessas medidas, a irritação continuar, você deve consultar um ginecologista pois há chances de se tratar de um quadro de infecção por fungos e bactérias. 

 

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Necessidades Nutricionais Durante a Menopausa
Next
Como e o Porque o Seu Corpo Muda Durante a Menopausa