Voltar

Tipos de Incontinência urinária

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Esse não é somente um problema físico, senão que afeta significativamente a qualidade de vida de quem passa por isso.


Aproximadamente entre 25% e 45% das mulheres, independente de sua idade, enfrentam esse problema, e muitas delas sofrem em silêncio.


Muitas dessas mulheres acreditam que a perda de urina é uma parte normal da vida, algo com que elas têm que conviver depois de ter filhos ou da menopausa. Não entendem que a incontinência urinária, de qualquer tipo, é uma condição médica e existem tratamentos disponíveis.


Enumeramos a seguir os tipos de incontinência urinária para te ajudar a entender a natureza do problema e buscar a atenção médica adequada para determinar o melhor tratamento para você.


  • Incontinência urinária de esforço

É quando acontece escape de urina ocasionada por uma pressão sobre a bexiga ao tossir, espirrar, rir, fazer exercício ou levantar algo pesado.


Esse tipo de incontinência urinária ocorre também após o parto, com o envelhecimento normal do organismo e também com a chegada da menopausa.


Acontece quando os músculos que normalmente forçam o fechamento da uretra se debilitam e a urina se filtra através da uretra durante os momentos de esforço físico, ou em qualquer momento onde se exerça pressão sobre a bexiga.


  • Incontinência urinária de urgência

A incontinência urinária de urgência causa perda involuntária de urina com um forte desejo de urinar. Quem sofre desse tipo de incontinência urinária costuma necessitar usar o banheiro com frequência, inclusive durante a noite.


A incontinência urinária de urgência pode ser causada por uma infecção ou até mesmo por um transtorno neurológico, como a doença de Parkinson.


  • Incontinência urinária por transbordamento

O gotejamento frequente ou constante da urina devido a uma bexiga que não se esvazia completamente é chamada de incontinência urinária por transbordamento.


É comum em quem sofre condições neurológicas, mas é diferente da incontinência urinária de urgência.

No lugar de sinais nervosos aumentados ou disfuncionais para a bexiga, o que acontece é a diminuição da sensibilidade e diminuição da função nervosa.



  • Incontinência urinária mista

Quando um médico faz referência a esse tipo de incontinência urinária, simplesmente quer dizer que o paciente está passando por mais de um tipo de incontinência urinária ao mesmo tempo.


Se você sofre de algum tipo de incontinência urinária, você definitivamente não está sozinha. É muito importante lembrar que existem tratamentos que podem reduzir os sintomas ou até mesmo eliminá-los.


O primeiro passo para buscar o alívio desse grande incômodo é buscar um médico e iniciar uma conversa sobre seus sintomas.


Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Qual o melhor tratamento para a incontinência urinária?
Next
Incontinência urinária na gravidez