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Incontinência urinária exercicios

A perda de urina acomete uma grande porcentagem da população brasileira, mas não pode ser considerada como “normal.”


O problema que afeta principalmente as mulheres, e é visto por muitas pessoas como um processo comum do envelhecimento, mas pode ser prevenido e tratado, se diagnosticado corretamente.


Para prevenção e tratamento da falta de controle sobre a vontade urinar, os exercícios físicos são um grande aliado para os grupos de risco ou mesmo quem tenha alguma condição que propicie a incontinência.


Pensando no processo para prevenir este problema, listamos alguns exercícios para a incontinência urinária.


  • <>< exercícios="" de="" kegel=""><>

É necessário identificar os músculos do assoalho pélvico. Para isso, tentar segurar o xixi é uma das formas de saber se a contração de tais músculos influência na diminuição do jato de urina.
A técnica indica o esvaziamento da bexiga, deitar de barriga pra cima e contrair os músculos por 10 vezes, com descanso de 5 segundos, repetindo por 9 vezes esse movimento.


  • <>< ginástica="" hipopressiva=""><>

Neste exercício, é indicado contrair a barriga em posição sentada ou de pé, e ao mesmo tempo contrair os músculos do assoalho pélvico, com respiração constante.


  • <>< eletroestimulação=""><>

Com o uso de um aparelho elétrico, impulsos leves são emitidos provocando a contração do períneo, auxiliando como complemento a outros tipos de exercícios.


  • <>< biofeedback=""><>

Através de um aparelho que emite imagens e sons sobre a contração do esfíncter e assoalho pélvico. Esse tipo de exercício fisioterapêutico auxilia na autorregulação do paciente desses músculos.


Vale lembrar que, para indicação e orientações sobre esses e outros exercícios, é necessária uma avaliação profissional, para diagnosticar as causas e indicar o melhor tratamento para os casos de incontinência urinária.


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