Voltar

Da Pele Oleosa à Pele Seca: Bem-Vinda à Menopausa!

Por Marta Montenegro.


Meu nécessaire de produtos de beleza está cheio de bases para pele oleosa e todos os tipos de produtos para controle de pele oleosa. Como se fala na Venezuela, parecia um pastel engordurado ensopando a embalagem com óleo.   

Tudo isso mudou quando comecei a sentir os sintomas da menopausa. De repente, minha pele estava escamosa e irritada. Fui alertada pelo meu próprio dermatologista que minha pele estava realmente seca e sensível. O que faria com os produtos para controle de óleo que me acompanham a vida toda? E mais importante como isso foi possível?

"Culpe os hormônios e o calendário", disse meu dermatologista. Muitas mulheres na perimenopausa (eu pertencia a este grupo em meus 30 e poucos anos) experimentaram algumas alterações na pele, como manchas da idade, rugas, coceira e até mesmo a pele seca, mais rápido do que seus pares. Essas alterações estão associadas à privação do estrogênio, o que leva à redução da elasticidade da pele e do suprimento de sangue, de acordo com um artigo publicado no Journal of American Pharmacists Association. 

Erin Palinski, R.D., CDE, LDN, CPT, autor do livro Belly Fat Diet for Dummies, escreveu: "A redução do estrogênio faz com que o corpo reduza a produção de óleos corporais e também reduz a capacidade do corpo de manter a umidade".

 

Balcão de Beleza na Cozinha 

Não adianta comprar o hidratante mais caro da farmácia se sua alimentação não é adequada. Manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais pode manter a sua pele brilhante e saudável. 

Da mesma forma que horas na academia farão pouco para destruir os quilos extras, usar creme caro não ajudará se você encher seu prato de carboidratos e outros alimentos que danificam o tecido da pele. 

Além disso, os alimentos que farão bem a sua pele também o ajudarão a combater sintomas da perimenopausa e menopausa incluindo as populares ondas de calor, secura vaginal e ganho de peso. Além de dar suporte ao envelhecimento do coração e dos ossos.

Listamos problemas de pele específicos e como diferentes alimentos podem ajudar a amenizar a dor e até curar de dentro para fora.

 

Soluções com alimentos para a pele

Pele seca: Adicione algumas gorduras saudáveis mono-saturadas e ácidos graxos ômega-3 à sua lista de compras. 

"O azeite de oliva e o abacate são excelentes fontes de gorduras monoinsaturadas saudáveis. Essas gorduras não só ajudam a fortalecer e proteger as paredes celulares da pele, mas também a manter a pele lubrificada, evitando que fique seca e escamosa". Diz Corinne Dobbas, MS, RD 

Da mesma forma, os ácidos graxos ômega 3 protegem as membranas da pele e aumentam a umidade, dando-lhe um efeito mais suave. Para obtê-los, coma mais peixes gordurosos como salmão, arenque e atum, além de sementes de linhaça e nozes. 

Leslie Bauman, dermatologista certificada e autora do best-seller do New York Times (www.skintypesolutions.net), também recomenda alimentos com ácido linoleico, pois a baixa ingestão desse óleo está ligada à pele seca. Boas fontes incluem óleo de canola, comida de soja como tofu e sementes de abóbora e gergelim. Você pode até colocá-lo diretamente em sua pele, usando óleo de oliva ou cártamos.

  

Evite: sabonete de limpeza facial espumosos e banhos de espuma. A espuma nos sabonetes realmente retira as gorduras de sua pele. Em vez disso, use o sabonete de limpeza leitoso, sugere Bauman.

 

Pele sensível (com exceção como rosácea e acne): dado que cada mulher experimenta flutuações hormonais distintas na perimenopausa, algumas acabam sofrendo de acne adulta. 

Uma das melhores maneiras de combater a acne é comer mais fontes de vitamina A, como folhas verdes, espinafre, cenoura, batata-doce e peru. Esta vitamina é ingrediente principal em muitos medicamentos contra acne. "A vitamina A é conhecida pela saúde geral da pele e ajuda a evitar a superprodução de células na camada externa da pele, o que significa menos poros entupidos e, em última análise, manchas", diz Dobbas. 

Mantenha sua ingestão de ácidos graxos ômega 3, que pode reduzir a inflamação da pele, acrescenta Bauman. 

Às vezes, não é sobre o que você deve comer ou evitar, mas o que lhe falta. Elissa Brenner, M.S. em terapia nutricional, diz: “Muitos daqueles que sofrem de acne realmente têm uma deficiência de zinco, que controla o óleo na pele”. Adicione mais sementes de abóbora, gengibre, nozes, aveia e ovos à sua dieta.


Evite: laticínios e açúcar para acne. Para a rosácea, fique longe de pimenta caiena, curry, molhos apimentados e álcool.

 

Rugas: para evitar o envelhecimento da pele e flacidez, nada como os antioxidantes como mirtilos, romãs, açaí e framboesas, juntamente com especiarias e ervas como curry, orégano e gengibre. 

Batata-doce, brócolis, abacaxi, couve e pimentas fornecem vitamina C, cuja pesquisa mostra promover o crescimento de colágeno, uma proteína que suaviza as rugas e permite uma face mais jovem, acrescenta Dobbas.

 

Evite: sol, fumar, alimentos processados, carboidratos simples (massa branca e pão) e gorduras trans (alimentos processados e fast-food). Uma vez que o colágeno se rompe, você começará a desenvolver rugas, envelhecimento e pele enrugada. 

Todo mundo quer envelhecer bem, e nada contribui mais para isso do que a pele saudável. Alimente a sua pele da maneira certa e ela pode ficar jovem por muito tempo. Em um estudo onde mais de 4.000 mulheres de meia-idade foram avaliadas sobre a relação entre envelhecimento e envelhecimento da pele, aquelas que tinham menos proteína, potássio, vitamina C e vitamina A em sua dieta tinham uma aparência mais enrugada, diz Martina M. Cartwright, Ph.D., RD, membro adjunto do corpo docente da Universidade do Arizona, no IDEA Fitness Journal. 

Aqui está meu último conselho para um rosto brilhante instantâneo: exercícios aeróbicos. Aumenta a vascularização facial e a oxigenação, o que cria uma luminância rosada inconfundível que influencia a percepção da idade, saúde e atratividade.

 

Remédios alimentares por Elissa Brenner 

  1. Acne: beba suco de pepino e / ou aplique fatias finas de pepino fresco por 15 minutos.
  2. Pele seca: Separe um ovo, bata a gema, passe em seu rosto, deixe a gema endurecer e salpique com água. Use ovos com ácidos graxos ômega 3 adicionais.
  3. Envelhecimento da pele: lave aproximadamente uma mão de morangos, esmague com um socador e pilão e aplique a mistura nas manchas. Deixar secar por 20 minutos e enxague.
  4. Rugas no pescoço: mergulhe uma toalha em azeite de oliva quente, enrole em volta do pescoço e, em seguida, envolva isso com outra toalha seca quente para vaporizar os resíduos tóxicos e bloquear a umidade.

 

Barras caseiras para uma pele incrível 

Receita de Lisa Roberts-Lehan, Consultora Nutricionista e de Saúde Certificada e Chef Holístico.

  • 16 tâmaras, sem caroço
  • 1/3 xícara de goji berries (ou cranberries de pequeno porte)
  • 1/3 xícara de sementes de abóbora
  • 1/3 xícara de sementes de girassol
  • 3 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 1 xícara de cacau cru ou lascas de chocolate preto

 

Preparação:

1. Forre uma travessa de 23 cm x 23 cm. Com papel manteiga para que o papel fique pendurado nas bordas longas. Deixe de lado. 

2. Coloque as sementes de abóbora e girassol em um processador de alimentos equipado com uma lâmina de metal. Mexa até que estejam uniformemente cortados. Adicione os goji berries, a farinha de linhaça e chocolate e mexa novamente até estar bem picado. Despeje a mistura em um recipiente e deixe separado. 

4. Adicione as tâmaras ao processador de alimentos e processe até formar uma pasta homogênea. Adicione a mistura do recipiente preparado no passo 2. Processe até que tudo esteja uniformemente combinado. Coloque na travessa preparada. 

5. Prense a mistura uniformemente no fundo da travessa. Mova suas mãos e use-as para deixar a mistura lisa e homogênea. Dobre o excesso de papel manteiga para cobrir a mistura e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de cortar. 

6. Transfira a mistura da travessa para uma tábua de corte. Corte no tamanho desejado e guarde na geladeira em um recipiente fechado.



Produção: 20

Informação Nutricional:

Calorias: 90; Gordura: 2.3 g; Carboidratos: 18.3 g; Proteína: 1.5 g.

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Os Efeitos Mentais e Emocionais Causados pela Menopausa
Next
Sentindo o dreno energético na menopausa? Veja como recuperá-lo!