Voltar

Descontrole do Peso

 

POR DRA CINDY LONG

A maioria de nós reconhece ondas de calor e suores noturnos como sintomas muito comuns da menopausa. Mas até você experimentá-los, você pode não saber que existem muitos outros sintomas que podem ser muito angustiantes, para as mulheres na perimenopausa e na menopausa.

Para a maioria, as ondas de calor eventualmente passam, mas alguns outros sintomas como ganho de peso e insônia, podem se tornar problemas com os quais as mulheres lutam pelo resto de suas vidas. Os sintomas da menopausa não precisam ser uma "sentença de vida". Ao preparar e gerenciar esses problemas comuns, você pode viver muito feliz e confortavelmente durante e após a mudança.

 

Ganho de peso menopáusico 

Talvez um dos mais comuns e frustrantes desses sintomas seja o ganho de peso. Quase toda mulher que eu vejo reclama que elas ganham peso e lutam para perder peso durante esta transição de vida. Por mais injusto que possa parecer, o metabolismo desacelera tremendamente com a idade, e essa desaceleração acelera durante a menopausa. Isso significa que você precisa de menos calorias (cerca de 200 a menos do que aos 30 e 40 anos) para simplesmente manter seu peso, e ainda mais para perder. E a pesquisa confirma que tendemos a nos exercitar menos à medida que envelhecemos. As alterações hormonais resultam em diminuição da massa muscular magra e deposição de células adiposas na região mediana.

Sintomas de humor, insônia, grandes estressores de vida, como filhos que saem de casa, divórcio, dificuldades financeiras e cuidar de pais idosos podem contribuir para comer demais. Para neutralizar todos esses fatores, você deve fazer mudanças na ingestão nutricional e nos exercícios, para estabilizar ou perder peso. Você precisa de menos calorias, para ter certeza de que as calorias que você consome são de alto valor nutricional. Inclua lotes de legumes frescos, proteínas magras e fibras para obter o máximo de sua dieta.

O exercício aeróbico ou cardiovascular torna-se cada vez mais importante para queimar calorias, aumentar a massa muscular magra e melhorar o seu metabolismo. O treinamento de força também é útil para criar músculos e proteger seus ossos, que podem enfraquecer após a menopausa.


Cuidando do seu humor

Mau humor e irritabilidade são outros sintomas comuns e disruptivos que a maioria das mulheres experimenta. Aqueles que têm qualquer histórico de depressão correm um risco maior durante a menopausa. Existem inúmeros fatores responsáveis pelos sintomas do humor, incluindo flutuações hormonais; o desconforto físico causado por outros sintomas, como ondas de calor e secura vaginal; privação de sono por estresse, insônia e sudorese noturna; e lidar com o estresse de tremendos eventos que mudam a rotina. 

Não precisa desesperar! Existem muitas estratégias eficazes para gerenciar esses sintomas. Obter muito descanso e exercícios de rotina são ótimos estabilizadores de humor. Coma bem e evite substâncias que alteram o humor, incluindo o álcool. Busque alívio do estresse através de seus relacionamentos com amigos, meditação, yoga e ficar ao ar livre, o que for preciso para ajudar a sentir-se aterrado e aliviado. Se seus sintomas de humor são severos, e interferem com sua capacidade de ser eficaz naqueles papéis que são mais importantes para você como ser esposa, mãe, empresária ou empregada, a ajuda profissional de um conselheiro ou prestador de cuidados de saúde pode ser muito benéfica.




Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Sentindo o dreno energético na menopausa? Veja como recuperá-lo!
Next
E agora que estou oficialmente na menopausa, que sintomas devo esperar?