Voltar

Incontinencia urinaria pos parto

Incontinência urinária na gravidez

Dar à luz ao bebê - via parto normal ou cesárea - pode causar escapes de urina. O trabalho de parto acompanhado pela pressão e tensão dos ligamentos, músculos e tecidos que rodeiam a bexiga e uretra, é o que leva à incontinência depois do parto.

A incontinência urinária de esforço é normal e esperada no período pós-parto. Pode até começar durante o terceiro trimestre da gravidez, quando o útero está apertando a bexiga.

É importante que as mulheres saibam disso, preparem-se e utilizem os recursos disponíveis, como o Protetor Plenitud Femme.

Fatores de risco

Trabalho de parto prolongado e um trauma associado a isso, falta de progresso durante a gestação ou um bebê grande demais agravam o potencial de danos à bexiga, uretra, suporte de ligamentos e músculos, o que aumentará a probabilidade de sofrer de incontinência urinária no pós-parto.

O tipo de incontinência que as mulheres experimentam durante e após o parto é chamado incontinência de esforço.

Ou seja, a fuga da urina é produzida com qualquer tipo de esforço físico ou pressão sobre a bexiga, em outras palavras, “stress”: Tossir, espirrar, rir, curvar-se, pegar alguma coisa ou qualquer tipo de atividade física que envolva correr ou pular são exemplos de possíveis gatilhos da incontinência urinária de esforço.

Quando os tecidos que envolvem a bexiga como suporte ou a uretra estão comprometidos, a atividade física ou a pressão sobre a bexiga podem fazer com que o ângulo da uretra saia da posição normal ocasionando o escape de urina.

No curto prazo, as mulheres sofrem alterações na função e controle da bexiga de quatro semanas a vários meses, às vezes até um ano. Algumas mulheres recuperam o controle da bexiga antes do parto, outras não. Os fatores determinantes que apresentam maior risco para ocasionar a incontinência urinária após 6 meses a um ano estão relacionados com a genética, tipo de parto, tamanho do bebê e tempo de trabalho de parto.

Em que consiste o tratamento da incontinência urinária no pós-parto?

Com frequência, os sintomas da incontinência urinária de esforço desaparecem com o tempo.

Porém, se eles persistirem por vários meses, é importante ir ao obstetra/ginecologista para identificar e determinar se é necessário um tratamento médico para a incontinência urinária no pós-parto, cirurgia ou terapia a laser, como o Femilift.

Femilift melhora e restaura o colágeno que envolve a uretra, o que ajuda a segurar a uretra e impedir que ela se mova durante as atividades extenuantes. Além disso, é um procedimento minimamente invasivo e sem dor.

Em caso de incontinência urinária, o tratamento que é geralmente mais utilizado é a prática de exercícios de Kegel, que são exercícios de contração e fortalecimento dos músculos pélvicos, podendo ser realizados com ou sem o acompanhamento de um profissional de saúde.

Além disso, em alguns casos, o tratamento também pode ser realizado através da fisioterapia ou da cirurgia para a reparação do períneo, no entanto a realização de cirurgia não é recomendada logo após o parto.

Exercícios de fortalecimento para a incontinência urinária no pós-parto

Algo que você pode fazer para ajudar a reduzir as probabilidades de sofrer de incontinência urinária no pós-parto é praticar os exercícios de Kegel para reforçar o assoalho pélvico antes, durante e após a gestação.

Elaborar um plano regular de idas ao banheiro, independentemente de sentir ou não a necessidade de urinar, também é importante após o parto a fim de evitar vazamentos acidentais.

Plenitud desenvolve permanentemente novas e melhores opções de proteção para assegurar que os escapes de urina não sejam mais um problema.

Durante o começo do período pós-parto, as mulheres não deveriam ter que se preocupar com escapes de urina e nem deixar que isso se torne um pesadelo. Os produtos Plenitud permitem que elas tenham a liberdade de retomar suas atividades e se sentirem seguras e protegidas.


Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Fisioterapia na incontinência urinária
Next
Fisioterapia pélvica é o melhor tratamento para o escape de xixi.