Voltar

Journaling: desfrutando dos benefícios de manter um registro diário de atividades e emoções

E se lhe disséssemos que pegar numa caneta e papel, ou abrir um documento no computador pode ser extremamente benéfico para a suasaúde física e saúde emocional?

Estudos comprovam que dispensar 20 minutos do seu dia para relatar seus pensamentos e sentimentos podem melhorar a atitude, resiliência emocionalsaúde física e saúde emocional. Essa prática é conhecida no mundo todo como “Journaling, não existe uma tradução ao pé da letra para o português, mais podemos entender como a união da palavra em inglês “Journal – Jornal em português  com a terminação “ing” usada no inglês para indicar uma ação acontecendo no presente momento. Journaling nos remete a algo sendo registrado agora! Agora que estamos mais familiarizados com o termo vamos ao que interessa.  

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de New York demonstrou que escrever sobre uma experiência que causa ansiedade pode reduzir os sintomas físicos em pacientes com doenças crônicas. Os pacientes foram convidados a escrever por 20 minutos todos os dias, por três dias seguidos. Entre os que expressaram a ansiedade em rascunhos de papel ou até mesmo em dispositivos móveis, 50% apresentaram melhora nos sintomas da ansiedade em um curto intervalo de quatro meses.[1] 

A única ressalva é que você tem que estar disposto a ser autêntico e expressar seus sentimentos de forma verdadeira e profunda. Como os diários são pessoais, não é uma tarefa tão difícil assimValerá a pena coloca-la em prática com seriedade. 

Pesquisadores da Universidade do Texas dUniversidade de Dakota do Norte descobriram que pessoas que mantiveram um registro diário de angustias e  inquietações têm sistemas imunológicos mais fortes e reduziram pela metade as visitas aos médicos em comparação com pacientes que registaram assuntos corriqueiros do dia a dia ou que não lhes causassem estresse emocional.[2]  

O que devemos registrar no diário pessoal de emoções? Você pode escrever sobre suas atividades diárias, com ênfase em como você se sente sobre elas, ou talvez, analisar o sonho que teve ontem à noite. Listamos algumas dicas de situações que podem ser registradas no diário pessoal: 

 

Lista de tarefas concluídas no dia – Journaling  

Quando você está ansioso sobre a incontinência urinária, é fácil acabar se sentindo desamparado e sem esperança. Reconher pequenas conquistas eleva a autoestima e melhora o animo para dar conta do restante das atividades do dia. E se você tirasse alguns minutos antes de ir para a cama e fizer uma lista de todos as realizações diárias? Qualquer coisa desde resolver pepinos, pagar contas, fazer as compras até pesquisar novas opções para se proteger pode ser considerada uma realização para ser comemorada. Reconheça as pequenas conquistas diária!  

 

Análise de situações preocupantes – Journaling  

Se algo te tirou a sua paz no decorrer do dia, considere registrar o que aconteceu no diário de registros. Quebre o acontecimento em miúdos e faça uma análise de cada momento. Pergunte a si mesmo, o que realmente aconteceu? Quais são os fatos? Quais são as emoções que causou? Quem são as pessoas envolvidasO que passaria pela sua cabeça se estivesses no lugar deles? Descrever um acontecimento em detalhes, mesmo que para si mesmo, ajuda a compreendê-lo e aliviar a dor emocional em torno dele. Por exemplo, vamos supor que você tenha tido um acidente de escape de urina no trabalho, o incidente acabou molhando suas calças e você teve de correr para trocar de roupas antes que alguém notasse. Você poderia detalhar o ocorrido da seguinte forma: 

O que aconteceu - Compartilhe os fatos em detalhes:  

O que você sente a respeito do ocorrido  

O que você fez?  

Você poderia ter feito algo diferente para melhores resultados?  

Alguém testemunhou o incidente?  Se sim, o que você faria se estivesse no lugar da pessoa?  

Você acha que alguém mais já passou por algo semelhante? Se sim, o que você acharia se estivesse testemunhando isso acontecer?  

O que você faria para evitar um incidente semelhante? 

Como você consegue deixar negatividade e ansiedade a respeito do ocorrido irem embora?  

Um exercício como esse pode lhe dar uma perspectiva valiosa, bem como tirar uma carga emocional gigante das costas. 

 

Pergunte a você mesmo: O que realmente quero e como alcançar? 

Esse exercício vai te motivar e pode ter um impacto positivo em sua vida.   

Pense em algo em sua vida que parece não estar funcionando de forma correta, e então pergunte a si mesmo:   

  • O que espero como um final feliz ou como um capítulo fechado da melhor forma possível? 

  • Existem ações positivas que eu possa tomar para direcionar a situação na direção certa?

  • Quais seriam essas ações?

  • Quando irei começar a tomar essas ações?

  • Existem pessoas a quem posso recorrer para apoio? 

  • Quem são essas pessoas e quando e como devo lhes pedir ajuda?

  • Qual seria o resultado feliz para esta situação?  

Considere iniciar uma prática de Journaling se você possui tarefas a serem concluídas ou almeja impactar sua saúde física e emocional positivamentePense nos mínimos detalhes e registre em um diário os sentimentos inquietos sem medo de ser feliz. Seja com a ajuda de uma caneta ou dispositivo móvel, processar, organizar e colocar no papel seus pensamentos e sentimentos é extremamente valioso.  

E tu? Já tentou escrever um diário? Gostaria de compartilhar com a gente sua experiência?  

 

 

[1] Pesquisa conduzida por Joshua M. Smyth na Universidade de New York em Stoneybrook - cidade do estado de Nova York - mostrou que escrever sobre uma experiência estressante reduz os sintomas físicos em pacientes com doenças crônicas.  

[2] Pesquisa conduzida por James W. Pennebaker, M. D., professor de psicologia na Universidade do Texas na capital do Texas, Austin, Estados Unidose Joshua M. SmythPh. D., professor atuante de psicologia na Universidade de Dakota do Norte. 

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Fatores de risco para desenvolvimento do câncer de próstata
Next
Incontinência Urinária na Gravidez