Voltar

Crescimento Da Próstata

MAURICIO PLATA

29 de setembro de 2016

A partir dos 40 anos, a próstata começa a crescer. Esse aumento comum é chamado de hiperplasia benigna da próstata /strong> (HBP) ou hipertrofia benigna da próstata

É chamada de benigna porque não é cancerígena e hiperplasiaé o termo médico para um aumento no número de células em um tecido ou órgão. É uma condição benigna que não leva ao câncer de próstata, embora os dois problemas possam coexistir. Em alguns homens, a doença progride e os sintomas se intensificam ano após ano. Em casos extremos, a próstata, geralmente do tamanho de uma noz, pode ficar tão grande quanto uma laranja. 

Existem diversos fatores envolvidos no desenvolvimento da HBP, como sobrepeso, obesidade, sedentarismo, diabetes e histórico familiar de aumento da próstata. O hábito de fazer exercícios pode diminuir o risco de problemas de próstata para menos da metade. Os países onde há menos ocorrência de problemas de próstata são os países orientais. Claramente, a dieta e um alto consumo de derivados de soja e licopenos têm sido associados como fatores preventivos, não apenas do aumento da próstata, mas também do câncer de próstata. Os principais sintomas do crescimento da próstata são: fluxo urinário fraco, pressão para urinar, dificuldade para começar a urinar, levantar-se à noite para urinar, infecções da urina, sangue na urina, entre outros. A melhor maneira de avaliar os sintomas urinários é consultar um urologista e realizar uma escala chamada IPPS, do inglês “International Prostate Symptom Score” - Escala Internacional de Sintomas da Próstata. Essa escala mede a gravidade dos sintomas e nos ajuda a determinar a resposta a diferentes tratamentos. O exame deve ser complementado por um exame retal que tem um propósito duplo: primeiro, para descartar o câncer de próstata ao encontrar mudanças de consistência ou nódulos na próstata; e segundo, para ter uma medida subjetiva de quão grande é a próstata. 

Posteriormente, um exame de sangue chamado antígeno da próstata é realizado e, finalmente, um teste de urina. Se esses testes forem bem-sucedidos e a pessoa ainda assim apresentar desconforto ao urinar, é possível se beneficiar de um tratamento com medicamentos que buscam relaxar a próstata ou mesmo reduzir seu tamanho. Se os sintomas forem se agravando e a pessoa não apresentar melhoras ou se recusar a tomar medicação, a cirurgia de próstata é a melhor opção. 

Como saber se preciso de uma intervenção na próstata. Se meus sintomas urinários são graves, se não há resposta adequada com medicamentos ou se eventualmente apresenta quadros de sangramento na urina, infecções urinárias, cálculos na bexiga ou retenção de urina (incapacidade de urinar), estas podem ser indicações da necessidade de tratamento com cirurgia para HBP. 

A cirurgia para a HBP é a mesma que para o câncer de próstata? Não. A cirurgia de próstata para a HBP é uma cirurgia na qual a porção da próstata que obstrui a uretra é removida. A próstata inteira não é removida como no caso do câncer de próstata. A cirurgia para HBP pode ser feita por endoscopia ou, se a próstata é muito grande, pode ser realizada por cirurgia aberta. Em resumo, a próstata é uma glândula necessária para a reprodução, mas na idade adulta gera problemas tanto por causa de seu crescimento como pelo risco de desenvolver câncer. É importante consultar um urologista para definir o risco dessas condições.

 

 

 

 

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Realize o teste da incontinência
Next
Controle da ingestão de líquidos na incontinência urinária!