Voltar

Como manter uma vida social ativa com Incontinência Urinária

 

Ter incontinente urinária é uma coisa. Deixar a condição controlar sua vida é outra. Vicky, do Texas – estado dos Estados Unidos – sofre de incontinência urinária leve durante bexiga as atividades cotidianas. "Eu primeiro notei que, se eu tentasse correr, vazava", contava ela. "Como a maioria das mulheres, achei que fosse normal despis de ter dado luz a três crianças. "

Vicky não permitiu que os escapes de urina a interferirem em sua vida pessoal e de imediato e procurou um médico especialista para tratar os sintomas da incontinência urinária. Inicialmente, Vicky temia um acidente público e não tinha certeza se era possível manter um estilo de vida ativo com a incontinência urinária. "Toda primavera, meu marido e eu passamos o fim de semana no Festival Anual de Jazz e Artes em nossa cidade", diz ela. "Mas, dessa vez, eu não tinha ideia se teríamos condições de ir."

Hoje Vicky está sendo submetida a um programa de tratamento que envolve biofeedback; trata-se da utilização de dispositivos de monitoramento para ajudar a identificar e controlar os músculos localizados ao redor da entrada da bexiga. Em uma clínica médica, pequenos sensores são colocados temporariamente em contato com seu corpo. Ao contrair os músculos ao redor da bexiga, os sensores de liberam um sinal indicando se você contraiu os músculos da maneira correta ou não.

Não precisa ser antissocial

O desejo de evitar acidentes pode se tornar o maior foco de sua vida e por conseguinte, manter as pessoas longe de suas atividades sociais regulares. Algumas pessoas se preocupam em estar perto de um banheiro ou simplesmente, certificar-se de que sabem onde estão todos os banheiros. Há quem vista roupas escuras o tempo todo, e se saem se privam de bebidas alcóolicas. Ao invés de perder o festival anual de Jazz e Artes, Vicky simplesmente instalou um banheiro portátil em seu carro e utilizou produtos absorventes Depend®. "Depend foi colocado em teste várias vezes", diz ela. "Eu recebi um sinal de que tinha de estar lá. O absorvente manteve minha roupa seca e nos salvou de um momento constrangedor."

 

Uma abordagem saudável

O primeiro passo é procurar ajuda de um profissional e iniciar um programa de tratamento. As opções de tratamento variam e devem ser discutidas com o seu médico. "A incontinência urinária é devido a alteração no armazenamento e, ocasionalmente, esvaziamento do trato urinário inferior", afirma Dr. Linda Brubaker, professora na Universidade Loyola Medical Center, em Maywood, Illinois. "Medicamentos, uma variedade infindável de produtos absorvedores, dispositivos uretrais, dispositivos vaginais e estimuladores elétricos estão disponíveis", diz o Dr. Brubaker.

 

Vida Social com Incontinência Urinária

Uma vez que o acompanhamento médico e as alterações no estilo de vida estão em andamento, fazer o uso de produtos absorventes e esvaziar sua bexiga com frequência pode ajudá-lo a ganhar confiança e relaxar enquanto participa de atividades sociais, como aconteceu com a Vicky. Aqui estão apenas algumas ideias para mantê-lo ativo:

• Frequente uma comunidade local

As cidades comumente possuem centros comunitários, grupos religiosos ou parques que oferecem aulas, infraestrutura e até equipamentos para exercícios. Vá ao encontro desses lugares cheios de vida. Aderir a uma comunidade irá mantê-lo social e em forma.

• Faça uma aula educacional

Agora é a hora de explorar o tópico em que você sempre esteve interessado, mas nunca teve tempo para explorar.

• Seja voluntário de uma causa acredita

Seja voluntário no hospital próximo de casa ou na casa que serve sopa para pessoas em situação de rua. Além de se sentir bem consigo mesmo e você também pratica uma boa ação.

• Caminhe com o cachorro

É incrível como os animais atraem as pessoas pra você. Além disso, o exercício é uma ótima forma de manter-se saudável. Você não tem cachorro em casa? Não se preocupe. Visite um abrigo de animais e seja voluntário para passear com um dos cachorros do abrigo.

 

Novas tendências

Os clubes de saúde, como o YMCA, estão se tornando cada vez mais populares à medida que as pessoas envelhecem. Mais de 1,5 milhão de pessoas com 55 anos ou mais se tornaram membros da YMCA nos últimos anos. "Manter-se ativo através dos programas de ginástica da YMCA estruturados para melhorar a saúde física, espiritual e mental, encoraja-o a estabelecer objetivos pessoais e trabalhar em prol deles", comenta Don Kyzer, diretor associado de programas para idosos na YMCA de Chicago, cidade do estado de Illinois.

Permanecer ativo e envolvido em atividades saudáveis tem impacto direto na vida de forma positiva. "Atingir metas pessoais de condicionamento físico, desfrutar de uma autoimagem e autoestima cada vez mais altos e ser independente são fatores chaves que, em conjunto, contribuem para uma atitude positiva frente à vida", diz Kyzer.

Lidar com uma questão tão pessoal quanto a incontinência urinária tem seus desafios, como o de manter um estilo de vida normal. Pratique atividades físicas e esteja sempre cercado de familiares e amigos próximos. Isso lhe fara com que você se sinta bem consigo mesmo. Procure tratamento médico e utilize produtos absorventes para sua segurança. Existe uma grande variedade de produtos absorventes disponíveis para uso a curto e longo prazo no mercado. Para ajudar a selecionar o produto certo pra visite a seção de produtos femininos no site da Depend. Seguir esses passos lhe ajudará a manter laços com a comunidade e você se sentirá mais vivo do que nunca! 

 

 

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Férias: Esteja Preparado para Incontinência Urinária
Next
Dicas para Viver Ativamente com Incontinência Urinária