Voltar

Os 6 pilares do Bem-Estar

Bem-estar pode ter diferentes significados. Para alguns, o bem-estar tem tudo a ver com os objetivos a serem alcançados: como a velocidade de uma corrida, quanto de peso consegue levantar, a distância percorrida durante uma corrida de bibicleta. Para outros, somente a atividade física não reflete o bem-estar, a menos que esteja balanceada entre equilíbrio entre a saúde espiritual ou emocional.

Na verdade, muitos fatores determinam nosso bem-estar geral. Nosso ambiente, conexões sociais, o que comemos e como gastamos nosso tempo influenciam o quão saudáveis somos.

Você poderia dizer que a qualidade do nosso bem-estar depende do "todo" do nosso bem-estar. Uma coisa vale para todo mundo: o bem-estar é uma escolha consciente. Cada indivíduo deve decidir como e quais elementos devem ser equilibrados para alcançar seu próprio bem-estar.

Para ajudar você a focar nos elementos de bem-estar fundamentais para uma vida saudável, a organização sem fins lucrativos Instituto Nacional do Bem-estar - do inglês: National Wellness Institute - identificou seis pilares do bem-estar.

[1] Formulado em 1976 por Dr. Bill Hettler, os seis pilares estão conectados para ajudar na criação de um estilo de vida saudável.

 

Cultuar do corpo

A prática de atividades físicas e a alimentação balanceada são sinônimos de bem-estar. A prática de atividades físicas regulares e o compromisso de se alimentar com consciência são o alicerce de para quem busca se estruturar em uma base sólida rodeada de luz e bem-estar.

 

Inteligência Emocional

Aceitar o que está sentindo e se colocar no lugar do próximo também é vital para o bem-estar. O bem-estar emocional inclui a capacidade de gerenciar o estresse, atitudes positivas e desenvolver independência e autonomia enquanto equilibra e desfruta de relacionamentos.

 

Dimensão Ocupacional

Profunda satisfação pessoal e enriquecimento podem vir de atividades profissionais. Quando você participa de um trabalho recompensador que lhe permite usar suas habilidades e talentos únicos para fazer uma contribuição positiva, você obtém bem-estar ocupacional.

 

Vida Social

Contribuir para o meio ambiente e a comunidade também são fatores importantes de bem-estar. Trabalhar para tornar o mundo melhor um lugar mais saudável é refletido nessa dimensão. Então, está promovendo relacionamentos positivos que resultam em benefícios positivos para a saúde. Reconhecer a interdependência entre os outros e a natureza e se esforçar para viver em harmonia ajuda a criar bem-estar social.

 

Dimensão Intelectual

Participar de atividades mentais criativas e estimulantes pode ser tão importante para o bem-estar quanto praticar de atividades físicas. Esteja sempre atento e em busca de novos desafios na vida, faça cursos de uma érea que não seja a sua, expanda seu conhecimento, busque problemas para resolver e manter seu bem-estar intelectual em dia.

 

Dimensão Espiritual

A busca de um propósito pra vida ajuda na criação de valores pessoais aonde você possa apoiar seu bem-estar espiritual. Quando você está espiritualmente bem, você mantém a paz interior independente das decepções que esteja enfrentando na vida. Você está em paz consigo mesmo com suas crenças e valores e respeita uma crença diferente da sua.

À medida que você almeja inserir-se em cada umas das extensões do bem-estar, tenha em mente o princípio básico de aceitar a si mesmo como único, perfeito e mais maravilhoso ser humano de sua vida. Ame-se e o bem-estar será seu maior aliado.

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Journaling: desfrutando dos benefícios de manter um registro diário de atividades e emoções
Next
Três maneiras de contornar o mau humor