Voltar

6 Pequenas Mudanças para Grandes Resultados no Controle da Incontinência Urinária Feminina

 

A realidade da incontinência urinária é muito comum entre as mulheres. Más de 34 millones de mulheres são afetadas pela perda involuntária de urina na América Latina.

Saber que não são poucos os casos de incontinência urinária pode ser um alívio, e algumas mudanças no comportamento podem ajudar a lidar com o problem.

As seis pequenas mudanças a seguir podem ajudar a alcançar grandes resultados no controle da incontinência.

1. Flexione alguns músculos:

Tente seguir um programa estruturado de exercícios para a incontinência pélvica, ou exercícios de Kegel e reeducação da bexiga. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS  (https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/), a terapia muscular do assoalho pélvico, tem uma taxa de cura ou melhora de 65 a 70 por cento para os casos de incontinência urinária.

Os músculos do assoalho pélvico suportam a bexiga, ajudando a controlar a micção. Exercícios de Kegel e outras formas de terapia muscular pélvica, como estimulação elétrica e biofeedback, são projetados para melhorar o controle da bexiga em mulheres, fortalecendo os músculos que controlam a micção. Exercícios de Kegel são mais bem sucedidos quando feitos regularmente.

Dica: para ajudar a minimizar a incontinência da bexiga, tente realizar um exercício de Kegel ao espirrar, tossir, agachar-se ou ao primeiro desejo de urinar.

 

2. Reduza alguns alimentos:

Muitos alimentos e bebidas "ativadores" podem irritar a bexiga, incluindo o álcool, a cafeína, frutas ou sucos de frutas ácidas, produtos à base de tomate ou o próprio tomate, laticínios, adoçantes artificiais e alimentos condimentados. Observe os alimentos e bebidas que o levam ao banheiro com mais frequência, reduza-os ou elimine-os de sua dieta.

Dica: alguns alimentos podem ter um efeito apenas moderado em sua condição, então quando você não souber onde está o banheiro mais próximo, pode ser melhor evitar completamente esses alimentos.

 

3. Beba mais, não menos:

Pode parecer estranho, mas beber mais líquidos ao longo do dia é realmente bom para o controle da bexiga.

Muitas pessoas acreditam que a limitação de fluidos é a melhor maneira de controlar a incontinência urniária. A verdade é que restringir os fluidos pode não só ser perigoso, como também agravar o problema. A diminuição de líquidos pode levar à constipação, o que pode causar desidratação, tornando a urina mais concentrada e irritante para a bexiga.

Tenha em mente que beber grandes volumes de uma só vez pode encher a bexiga muito rapidamente e causar urgência. Em vez disso, esforce-se para consumir pelo menos 1,5 litro (seis a sete copos de 230ml) de líquidos espalhados ao longo do dia.

Dica: beba durante o dia, mas reduza a ingestão de líquidos após o jantar, para evitar acidentes noturnos.

 

4. Excesso de peso?

Se esforce para eliminar alguns quilos. O excesso de peso pode contribuir para a incontinência urinária, aumentando a pressão na área abdominal. Mesmo uma perda de peso moderada pode diminuir a perda de urina.

Cada quilo que uma pessoa perde pode resultar em mudanças positivas para o controle da incontinência urinária, bem como para ajudar a prevenir outras doenças relacionadas à obesidade.

Dica: verifique com o seu médico qual deve ser o peso ideal para a sua altura, antes de iniciar um programa de perda de peso.

 

5. Use o absorvente apropriado:

Explore as opções de produtos para encontrar o conforto e a função que melhor atenda às suas necessidades. Existe uma grande variedade de absorventes, protetores e roupa interior descartável disponíveis para incontinência urinária leve à intensa, bem como aqueles produtos projetados especificamente para homens e mulheres. Usar o produto certo pode fazer a diferença no cuidado com a incontinência urinária e na confiança que você sente.

Dica: para ajudar a selecionar o produto certo para você, clique aqui.

 

6. Vá ao banheiro:

A as pessoas podem estar tão ocupadas lidando com seus compromissos diários que muitas vezes adiam as idas ao banheiro, até que isso seja absolutamente crítico. Isso só aumenta o estresse da bexiga e torna maior as chances de perda involuntária de urina.

Planeje urinar regularmente se você sentir necessidade de ir ou não. Comece agendando idas ao banheiro em intervalos de uma hora, e aumente gradualmente essas visitas em 30 minutos. Trabalhe até chegar a ir ao banheiro de 2-4 horas durante o dia.

Dica: se você sentir necessidade de urinar antes de ir ao banheiro, pratique técnicas de relaxamento. Tente respirar lenta e profundamente até o momento passar.

 

Essas pequenas mudanças podem significar muito.

Com algumas pequenas alterações no seu dia a dia você pode experimentar uma grande diferença, alcançando o sucesso no controle da sua bexiga.

 

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
5 Mudanças simples no estilo de vida para melhorar a incontinência urinária
Next
Gerenciando a Incontinência Urinária no Local de Trabalho