Voltar

10 coisas que toda mulher (sim, mulher!) deve saber sobre o câncer de próstata

 

Conseguir que os homens tomem medidas proativas para assegurar uma boa saúde da próstata pode ser um desafio, particularmente se é uma visita ao médico, mas é muito importante. Tendo em conta que todos os homens têm próstata, todos estão em risco de ter algum tipo de problema. 

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz e forma parte do sistema reprodutor masculino. Mesmo sendo uma glândula tão pequena, pode provocar uma profunda preocupação nos homens e mulheres que se preocupam com ela.

  

Separamos 10 coisas importantes que você deve saber sobre este tipo de câncer: 

  1. Um em cada 6 homens terá câncer de próstata em algum momento da sua vida. Espera-se que surjam mais de 186.320 novos casos este ano, mais que o câncer de mama.
  2. A probabilidade de contrair câncer de próstata é de uma em três se o homem tiver apenas um parente próximo (irmão/pai) com esta doença. O risco é de 83% com dois familiares próximos. Com três, é quase uma certeza (97%).
  3. Os homens afro americanos têm um risco especial de contrair a doença, com a taxa mais alta de câncer de próstata no mundo: 2.5 vezes mais probabilidade de morrer pela doença.
  4. O câncer de próstata é a segunda causa principal de morte ligada ao câncer masculino nos Estados Unidos.
  5. Não existem sintomas notáveis de câncer de próstata enquanto estiver nas primeiras etapas, por isso o exame é tão importante.
  6. Todo homem de 50 anos ou mais deve fazer o exame de detecção anualmente. Os afro americanos ou aqueles com antecedentes familiares devem fazer o exame desde os 40 anos.
  7. Antes da detecção precoce através do exame de antígeno prostático específico (PSA), apenas um em cada quatro casos de câncer de próstata foi descoberto na primeira etapa. Com o uso generalizado do exame de próstata, cerca de 9 em cada 10 casos são detectados de forma precoce, o que dá aos homens a oportunidade de lutar.
  8. Quase 100% dos homens diagnosticados na primeira etapa com câncer de próstata estão vivos 5 anos depois. Dos homens diagnosticados nas últimas etapas, 33,4% sobrevive cinco anos.
  9. A detecção de câncer de próstata implica um simples exame de sangue e um físico. Dura mais ou menos 10 minutos e é coberto pelo seguro saúde em muitos países.
  10. A obesidade aumenta significativamente a severidade do câncer. Os homens com um índice de massa corporal de mais de 32.5 tem aproximadamente um terço a mais de risco de morrer por causa disso. A pesquisa mostra que os níveis altos de colesterol estão fortemente associados com o câncer avançado.

 

A consciência é apenas o primeiro passo para melhorar a saúde da próstata. O segundo é a ação. Incentive seus parentes a agir positivamente, realizando exames físicos anuais e exames regulares de câncer de próstata.

 

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
No Trabalho
Next
5 formas de reduzir o risco de contrair câncer de próstata