Pré e pós-menopausa: como manter o equilíbrio hormonal durante estas etapas?

08/07/2020 -

Muitas pessoas confundem o climatério (pré-menopausa) com a menopausa, apesar de possuírem sintomas semelhantes, elas precisam ser cuidadas de formas diferentes.

Ambas podem ocasionar diversos acontecimentos no organismo e, com isso, poderemos precisar de ajuda para lidar com esse novo período.

Neste artigo iremos explicar as diferenças entre elas e o que é preciso fazer para que os hormônios sejam controlados e os sintomas minimizados.

O que é a pré-menopausa ou climatério?

É considera pré-menopausa o período de transição em que mulher passa da fase reprodutiva para a não reprodutiva. Em grande parte, este período tem o seu início por volta dos 40 anos e dura de 6 a 8 anos.

É possível identificar se uma mulher entrou no climatério através de alguns exames, mas principalmente, pelos sintomas apresentados.

Quais são os principais sintomas?

Cada mulher responde de uma maneira à queda dos hormônios sexuais (estrogênio, progesterona e testosterona), porém, os sintomas mais comuns neste período são:

  • Ondas de calor: também conhecidas como fogachos, os eventos súbitos de calor acontecem em 80% dos casos de climatério;
  • Irregularidade no ciclo menstrual: ao longo do período pré-menopausa, as irregularidades menstruais são altas, causando TPMs fortes e fluxos acentuados;
  • Alterações emocionais e psíquicas: a redução dos hormônios nesse período pode causar interferência na liberação de neurotransmissores que ajudam na organização do sistema nervoso central. Com isso, muitas mulheres passam por momentos de irritabilidade, choro descontrolado, perda de memória, insônia, distúrbio de ansiedade e, em alguns casos, depressão. 

Controle durante a pré-menopausa

Uma forma efetiva e muito utilizada para o controle e alívio dos inúmeros sintomas causados pelo climatério, é a TH (Terapia Hormonal). Através de comprimidos ou adesivo fixado sobre a pele, esse tratamento faz a reposição dos hormônios.

A TH não é indicada para pessoas com doenças cardiovasculares, câncer de mama, trombose, problemas hepáticos, cefaleia, enxaqueca, entre outros.

Além disso, algumas substâncias contidas em propriedades naturais também podem ajudar.

É o caso da isoflavona (contida na soja), a Erva de São Cristóvão, semente de linhaça, raiz de alcaçuz etc.

Lembrando que qualquer ingestão, tanto hormonal quanto fitoterápica, deve ser orientada por um médico.

O que é a menopausa?

Em sua grande maioria, a menopausa ocorre entre os 48 e 52 anos e pode ser diagnosticada efetivamente quando se atinge o período de 12 meses sem o fluxo menstrual.

Quais são os principais sintomas?

Assim como no climatério, a chegada da menopausa pode ser diferente para cada mulher, mas alguns sintomas bem comuns são:

  • Perda de massa óssea: com a diminuição da produção de estrogênio, muitas mulheres apresentam redução de massa nos ossos, tornando-os mais porosos;
  • Sintomas urogenitais: nesta fase é comum o surgimento de incontinência urinária e infecções ginecológicas;
  • Cútis: a diminuição dos níveis de estrogênio causa a redução também de colágeno e elastina, deixando a pele mais seca e fina;
  • Sexo: o revestimento vaginal fica mais fino, seco e menos elástico, com isso, a mulher pode sentir dor durante a penetração. Além disso, a libido também pode diminuir.

Controle durante a menopausa

Assim como na pré-menopausa, existem ações que podem ser tomadas para que as alterações físicas e emocionais sejam minimizadas.

A TH e o uso de propriedades naturais continuam valendo (sempre com acompanhamento médico).

Além disso, é recomendado o aumento do consumo de leite, água, vitaminas C, D, E e a redução da ingestão de café.

Para as mulheres que sofrem de ansiedade, insônia e depressão, uma dica é realizar atividades físicas regularmente, além de sessões de terapia cognitiva comportamental.

Vale lembrar que esse período, assim como vários outros no decorrer da vida, quando encarado com naturalidade e autoconfiança, pode ficar muito mais leve e feliz.

 

Você pode gostar também

Pré e pós-menopausa: como manter o equilíbrio hormonal durante estas etapas?

Muitas pessoas confundem o climatério (pré-menopausa) com a menopausa, apesar de possuírem sintomas semelhantes, elas precisam ser cuidadas de formas diferentes. Ambas podem ocasi...

Saiba Mais