Sororidade: precisamos falar sobre isso.

30/04/2020 -

Sororidade: precisamos falar sobre isso!

Provavelmente alguma vez você já deve ter ouvido falar no termo ‘’sororidade’’, mas você sabe o que ele realmente significa e qual a sua importância em nossa sociedade?

Segundo alguns dicionários informais, ‘’sororidade’’ vem do latim sóror, que significa ‘’irmãs’’. Portanto, o seu significado é irmandade e união entre as mulheres. A sororidade faz com que elas se unam para ajudar e apoiar umas às outras, alcançando objetivos que seriam mais difíceis estando sozinhas em uma sociedade de influências majoritariamente masculinas.

Sem a união entre as mulheres, muitos dos movimentos que resultaram em direitos importantes não teriam acontecido. Além disso, esse companheirismo é essencial para que pensamentos machistas que estão enraizados em nossa sociedade tenham fim. Para irmos além do conceito, separamos algumas formas de como aplicar a sororidade na prática.

• Não alimentar rivalidade: o sentimento de que as mulheres são rivais uma das outras é muito comum, principalmente por conta do machismo estrutural existente. É preciso libertar-se disso e começar a trabalhar o respeito, compreendendo que as mulheres podem e devem ser amigas.
• Ter empatia: é essencial colocar-se no lugar de outra mulher e não julgá-la pelas suas atitudes, escolhas, ideias ou opiniões. As pessoas são diferentes, e não sabemos os motivos e as dores pelas quais aquela mulher que está em julgamento passou. Acima de tudo, precisamos nos respeitar.
• Apoiar umas às outras: muitas mulheres precisam de ajuda. Talvez estejam passando por um relacionamento abusivo, por problemas no serviço ou em casa, ou talvez estejam precisando daquele apoio no seu próprio negócio (sabemos como o mercado de trabalho ainda é desigual). Independentemente de qual seja a situação, uma conversa, um conselho, um incentivo e um ombro de uma amiga com certeza fará toda a diferença para essa mulher.
• Falar sobre sororidade: além de praticar, é preciso também que esse assunto seja abordado entre as mulheres. Assim, seremos mais ativas nesse movimento e uma rede enorme de apoio estará formada.

Na sociedade patriarcal, praticar a sororidade é um exercício imprescindível. É importante não só deixar de reforçar os estereótipos sobre as mulheres, mas também combatê-los. Devemos lembrar que sororidade é agir com respeito para com outras mulheres e tratá-las como você gostaria de ser tratada.

E não é clichê: juntas, realmente, as mulheres são mais fortes!

Você pode gostar também