Voltar

Principais causas de incontinência urinária em homens

 

Ainda há pessoas que pensam que a incontinência urinária significa uma grande mudança no estilo de vida. Ou que existem certas desvantagens com as quais você tem que aprender a viver. Felizmente, com os avanços no tratamento e as estratégias eficazes para o gerenciamento de vazamentos, esses mitos foram dissipados. 

Embora os escapes de urina em homens aumentem com a idade, o vazamento em si não é uma parte inevitável do envelhecimento. As causas são variadas e muitas vezes surgem de problemas nervosos, musculares ou de próstata. Aqui está uma análise mais detalhada de algumas das principais causas.

 

Os nervos como uma causa 

Para o sistema urinário fazer o seu trabalho, os músculos e nervos devem trabalhar juntos para manter a urina na bexiga e, em seguida, liberá-la no momento certo. Os nervos transmitem sinais do cérebro para a bexiga e o esfíncter. Qualquer doença, condição ou lesão que danifica os nervos pode causar problemas ao urinar. 

Entre os fatores que contribuem para a incontinência estão às doenças crônicas, como diabetes, esclerose múltipla (EM) e doença de Parkinson. Homens que lutaram contra o diabetes por muitos anos podem desenvolver danos nos nervos que afetam o controle da bexiga. Derrame e Parkinson afetam o cérebro e o sistema nervoso e, portanto, podem causar problemas de esvaziamento da bexiga. 

Além disso, qualquer lesão medular ou complicações de várias cirurgias também podem afetar potencialmente o sistema nervoso e seu controle sobre a bexiga.

 

A próstata como uma causa 

A incontinência urinária também pode ser devido a condições da próstata e geralmente é um efeito colateral dos tratamentos para o câncer de próstata. 

A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é uma condição comum - na qual a próstata aumenta -  e que pode causar vazamentos. Nesse caso, a próstata pode espremer a uretra e afetar o fluxo de urina, causando alterações de micção ou incontinência. 

Pacientes com câncer de próstata submetidos a radioterapia podem ter problemas temporários ou permanentes com a bexiga. Pacientes que foram submetidos à remoção cirúrgica de toda a próstata também podem desenvolver incontinência urinária.

 

Fale com um profissional 

Sob os cuidados de um médico, a incontinência pode ser tratada e muitas vezes curada. Mesmo quando a cura não é totalmente possível, o manuseio cuidadoso pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado e seguro. Converse com seu médico e explore suas opções hoje mesmo.

 

 

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
10 fatos sobre a incontinência urinária
Next
Como manter uma vida social ativa com Incontinência Urinária