Como enfrentar o detector de metais dos aeroportos com confiança
As sonhadas férias chegaram, se você vai pegar um voo e está ansioso para chegar ao seu portão no aeroporto? Passar pelo portão de triagem antes do voo pode deixar até o viajante mais experiente ansioso. Neste momento você pode estar pensando:
- "O que eu posso levar?"
-
"Por que a fila é tão longa? Será que excepcionalmente hoje eles estão mais cautelosos com a vistoria?
-
"Por que eu tenho que tirar meus sapatos?"
- "E se me escolherem para uma averiguação privada?"
E se você estiver vestindo qualquer coisa atípica, como proteção absorvente, os níveis de ansiedade tendem a aumentar. E se o agente perguntar o que eu estou vestindo na frente de todo mundo, ou mencionar em voz alta algo sobre "fraldas" a fim de que todos na fila possam ouvir?
Para descobrir o que viajantes com incontinência urinária podem fazer para aliviar seus medos, conversamos com o secretário de imprensa da TSA – Administração da segurança dos transportes dos Estados Unidos – Ross Feinstein, para obter informações e orientações.
"Nós verificamos mais de 1,8 milhão de pessoas todos os dias", eu compartilhei. "Nós lidamos com centenas de passageiros em cerca de 450 aeroportos, e por isso temos de lidar com problemas variados. Os funcionários recebem treinamento de sensibilidade, portanto constrangimentos com pessoas com condições especiais não devem ocorrer."
Feinstein explicou que, embora a proteção contra incontinência urinária possa ser detectada no sistema de imagem do aeroporto, não é por conta da umidade que isso ocorre. "Nossas unidades avançadas de tecnologia de imagem estão procurando por qualquer anomalia no indivíduo", disse Feinstein. "O líquido não é detectado pelo raio x mais a presença de uma proteção um pouco mais rígida."
Então, como você poderia minimizar o constrangimento e maximizar a discrição quando você tem que passar pela triagem no aeroporto?
Você tem a opção de utilizar um cartão de notificação. Os aeroportos tem uma notificação de que você tem uma condição de saúde que pode afetar sua triagem nas máquinas dos aeroportos. É uma ótima opção se você se sente desconfortável comunicando sua condição publicamente. O cartão pode ser impresso, preenchido e entregue ao agente no ponto de verificação.
Solicite um especialista de suporte ao passageiro. Segundo normas da ANAC, A empresa aérea deve prestar assistência ao Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) no Deslocamento do balcão de check-in até a aeronave, passando pelos controles de fronteira e de segurança. Um agente treinado será escalado para assegurar que tudo sairá conforme o previsto. Esses agentes recebem treinamento especializado em como garantir que os passageiros estejam confortáveis com o processo de triagem. Eles também estão familiarizados com a maioria das condições médicas e são treinados pra lidar com necessidades especiais das mais adversas. Enquanto você pode solicitar um agente de suporte ao passageiro no local, Feinstein recomenda que você solicite um agente com 72 horas de antecedência.
Solicite uma triagem privada. Feinstein garante que “qualquer passageiro pode solicitar uma triagem privada, podendo estar acompanhado de um amigo ou membro da família”. Essa privacidade extra pode aliviar o medo de ser exposto por usar roupas intimas absorventes.
Relate qualquer problema. Se você tiver uma experiência negativa com qualquer ponto de verificação em qualquer aeroporto do mundo, recomendamos que você denuncie sempre! “Se você não se sentir à vontade em relatar sua reclamação no aeroporto, você pode fazê-la por comunicação online – pelo site do aeroporto ou por e-mail - ou por telefone. A denúncia será transmitida à equipe de liderança do aeroporto. Toda e qualquer reclamação é abordada com muita cautela.”
Ao planejar seus voos, considere o processo de triagem como você faria com qualquer outra questão da viagem a ser analisada com carinho. É uma parte do processo pelo qual todos passamos. E se você se sente mais seguro solicitando ajuda nos aeroportos os agentes estarão lá para dar-te dar total apoio neste momento.
Como tem sido sua experiência pelos aeroportos?