Voltar

Você não está sozinho: Encontrando as informações que você precisa

A incontinência urinária tem causas diferentes e descobrir o que está por trás exige persistência, ainda que valha a pena todo o esforço. Determinar qual tratamento e quais opções de proteção são mais adequadas para você também pode levar tempo: tempo para pesquisa, tempo para consultas médicas e tempo para exames médicos. Essa pode ser a principal razão pela qual tantos homens tardam buscar um médico para se tratar. A Associação Nacional de Continência (National Association for Continence) relata que dois terços das pessoas que apresentam os sintomas de vazamentos na bexiga não usam nenhum tratamento ou produto para controlar a incontinência urinária

 

Por que isso é tão difícil? Os homens têm vergonha de compartilhar detalhes íntimos com seus médicos e o medo do desconhecido pode ser uma pedra em seu caminho. Quais testes eles farão? Será humilhante? Utilizar produtos de proteção para controlar a incontinência pode parecer como se você admitisse ser "velho" ou "menos homem". A incontinência urinária é mais comum em homens mais velhos que possuem tendência ao desenvolvimento da prostatite, inflamação da próstata ou câncer de próstata.

 

É importante destacar que você não está sozinho. (1) Um terço dos americanos sofre algum tipo de incontinência urinária, seja o vazamento desencadeado pela tosse ou o simples ato de não conseguir chegar ao banheiro a tempo.

A seguir, algumas sugestões de tratamento e proteção que melhor se adéqua a sua rotina: 

Não espere.

Você ficaria surpreso em saber que (2)80% dos casos de incontinência podem ser curados ou controlados? Assim que se você notar perda involuntária de urina, vá ao médico. Se você se sentir constrangido em compartilhar os detalhes de sua condição com um médico, terá que reconsiderar. O médico dedicou sua vida em ajudar as pessoas e tratam todos os tipos de condições. Eles estão aqui para ajudar os pacientes, não os humilhar. Se você se sentir mais confortável, considere ir a um médico do sexo masculino. 

  

Consulte um especialista.

Um médico especializado no assunto, no caso o urologista realizará exames mais abrangentes do que médico generalista. Esse detalhe acelera o processo para descobrir as causas reais do problema. Muitos dos problemas experimentados pelos homens estão relacionados à próstata. Você também pode consultar um especialista em próstata, já que pelo menos 50% dos homens americanos com mais de (3)50 anos experimentam hiperplasia benigna da próstata (BPH), um aumento não-canceroso da próstata (A BPH pode causar incontinência). 

 

Fale!

Ao se submeter aos testes e tratamentos, se você se sente desconfortável ou se algo não estiver funcionando como esperado, não há problema em conversar e informar seu médico. Se você não se sente confortável ingerindo a medicação prescrita. Se o tratamento não estiver funcionando ou se os efeitos colaterais te incomodam, solicite uma alternativa. Seu médico precisa da sua opinião. Você conhece seu corpo melhor do que ninguém, desta forma, você é a última fonte de informações sobre o que está acontecendo com ele. 

  

Tente várias soluções, se necessário.

Determinar a causa dos problemas de controle da bexiga e, em seguida, encontrar o tratamento certo para você levar tempo. A incontinência pode ser tratada com medicação, fisioterapia, cirurgia e outros métodos, por isso, se um deles não é conveniente para você, tente outras opções até sentir-se completamente confortável com a sua escolha. Paciência valerá a pena. Conformando-se com tratamento razoável, sem explorar outras alternativas, pode significar a perda de uma solução que funcione 100% pro seu corpo. 

 

Use proteção adequada.

Nos estágios iniciais da incontinência urinária, muitos homens recorrem a lenços de papel ou toalhas de papel para absorver a urina. A negação não é sua amiga nessa hora, uma vez tomada a decisão de usar produtos para incontinência, provavelmente você se sentirá aliviado, já que você não terá que gastar tanta energia se preocupando com possíveis acidentes de percurso. Produtos como absorventes e protetores Plenitud foram criados especificamente para o controle da perda urina. Eles armazenam uma quantidade significativa do líquido sem que existam vazamentos e ajudam a controlar os odores desagradáveis, por sua vez, inevitáveis. Assim como com o tratamento, você pode ser que você tenha que experimentar vários estilos diferentes para determinar o que se adequa melhor a sua realidade. Vale a pena salientar que você estará protegido contra vazamentos, seja em casa, no trabalho ou dormindo. 

 
 

(1) Fonte: National Association for Continence 

(2) Fonte: National Association for Continence 

(3) Fonte: UCLA Health Systems 


Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Como enfrentar o detector de metais dos aeroportos com confiança
Next
5 Mitos e Verdades da Meia-Idade - Parte I