Voltar

Diferenças entre menopausa e andropausa

 

Ena Victoria Ramírez 

Atualmente, a medicina avançada do gênero, reconhece a diferença entre a saúde de homens e mulheres. 

 

Dentro deste contexto, a menopausa ocorre quando o ovário deixa de produzir óvulos, há baixo estrogênio e a menstruação cessa (é um processo súbito e produz infertilidade). Já a andropausa, é definida como baixa na quantidade de testosterona, os sintomas são apresentados gradual e progressivamente (não produz infertilidade, é um processo lento e em geral mais tardio).   

 

menopausa ocorre em todas as mulheres, enquanto a andropausa pode passar despercebida em muitos homens. O termo andropausa não é um termo adequado para descrever a deterioração da saúde masculina conceitualmente, portanto, não há "andropausa", pois há um declínio hormonal progressivo com manifestação clínica denominada hipogonadismo.   

 

Sendo assim, outros termos foram levantados, como o "início tardio do hipogonadismo" (sigla LOH em inglês), que identifica a síndrome clínica e bioquímica associada ao envelhecimento e caracterizada por sintomas típicos, e como dissemos há uma deficiência de testosterona, que pode resultar em prejuízo significativo para a qualidade de vida. 

 
 

Esta síndrome é caracterizada em princípio por: 

 

  • Diminuição do desejo sexual 

  • Mudanças no humor 

  • Diminuição da atividade intelectual.

  • Distúrbios no sonho.

  • Diminuição da massa muscular.

  • Aumento do tecido adiposo visceral

  • Diminuição da densidade óssea 

 
 

Assim como na andropausa, existindo diminuição da libido, apresenta-se diminuição na qualidade das ereções, na menopausa há maior taxa de disfunção sexual do que na pré-menopausa.  

 

Muitas vezes, esse estágio acaba sendo mais desconfortável, pois pode ser acompanhado de incontinência urinária, razão pela qual o Plenitud administra uma linha de proteção para adultos ativos, que o ajudará a se sentir muito mais fresco e protegido. 

 
 

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Vamos falar sobre menopausa e o que você sente?
Next
A Incontinência Urinária na Menopausa