Conheça alguns exercícios que poderão ajudá-la na hora do parto.

30/07/2020 -

Conheça alguns exercícios que poderão ajudá-la na hora do parto

O momento do parto com certeza é o acontecimento mais esperado para toda gestante. Ao pensar em como se desenvolverá essa etapa, muitos sentimentos começam a tomar conta da mulher. Dúvidas sobre como proceder, diversas preocupações e muita ansiedade são algumas das reações mais comuns de uma gestante em relação à hora do parto.

Fato é que nunca será possível prever ou programar 100% esse momento. Algumas coisas diferentes do planejado podem acontecer, afinal, estamos trabalhando com a natureza humana e cada organismo possui reações distintas.

Uma das formas de se preparar para esse momento é realizar alguns exercícios que poderão te ajudar. Eles irão fortalecer o seu corpo e a sua mente, deixando-a mais preparada e tranquila para a ‘’grande hora’.

Listamos alguns desses exercícios para que você possa praticá-los de uma forma calma. É importante sempre lembrar que antes de realizar qualquer atividade é necessária a liberação de seu médico.

• Exercício de Tailor: ele fortalece e alonga alguns músculos, como o da pélvis, costas e coxas. Também ajuda no parto ao melhorar o fluxo sanguíneo na parte inferior do corpo. Para realizá-lo: sente-se com as pernas na ‘’posição de borboleta’’ e mantenha as costas eretas. Com os cotovelos, empurre seus joelhos para baixo. O ideal é manter-se assim por cerca de 10 segundos e repetir o movimento 10 vezes.

• Exercício de Kegel: ele fortalece os músculos que compõe o assoalho pélvico. Para realizá-lo: contraia o músculo do assoalho pélvico, como se você estivesse interrompendo o fluxo de urina. O ideal é manter a contração por cerca de 5 segundos e repetir 10 vezes.

• Inclinação pélvica: esse exercício fortalece os músculos abdominais e ajuda na flexibilidade. Para realizá-lo: coloque as mãos e os joelhos no chão, ficando ‘’de quatro’’. Encolha a barriga e levante as costas. O ideal é manter-se assim por alguns segundos e repetir o movimento por cerca de 10 vezes.

• Agachamento: além de fortalecer os músculos que serão trabalhados no parto, também aumentam a saída da pélvis, facilitando o nascimento do bebê. Para realizá-lo: mantenha as costas eretas e encostadas em uma parede e agache. O ideal é ficar na posição por cerca de 10 segundos e repetir o agachamento 10 vezes.

• Caminhada: esse é um exercício que pode ajudar a aumentar o ritmo das contrações e auxiliar na flexibilidade. O ideal é caminhar cerca de 30 minutos, duas vezes ao dia.

Estes exercícios poderão ajudar, e muito, na hora do parto. Entretanto, o mais importante é manter a calma e a tranquilidade. Lembre-se de tudo o que você viveu e estudou até agora. Confie que você está preparada e que tudo irá fluir muito bem. Por fim, tenha muito respeito consigo mesma e exija ser igualmente respeitada: respeite o seu corpo, o seu momento, o seu bebê e as suas decisões. Esse momento será único na sua vida.

Você pode gostar também