Voltar

O que Você Deve Saber sobre a Produção da Urina

Por Paul J Watkins y Lisa Ellis.

 

Parte do exercício para entender as perdas involuntárias de urina, também conhecida como incontinência urinária, é saber o que acontece com o líquido ingerido do momento em que você ingere até o momento em que ele finalmente sai do corpo. Aqui está uma explicação do processo fácil de entender, juntamente com alguns fatos importantes sobre o funcionamento do seu corpo. 

Acho que todos nós conhecemos esse sentimento muito bem: você tem a súbita vontade de ir ao banheiro e precisa encontrar um o mais rápido possível. Você não está muito preocupada com o que está fazendo ali, mas sim em quanto tempo você consegue chegar ao banheiro mais próximo. Embora aprender sobre como líquidos e fluidos se direcionam no organismo não torne as idas ao banheiro menos frequentes, a informação pode, pelo menos, ajudá-lo a entender o processo e descobrir por que ele é essencial para a saúde e bem-estar geral.

 

A viagem 

A maioria das pessoas não gosta de ter que ir ao banheiro durante suas atividades, pois acaba atrapalhando no andamento delas. Mas este é o processo que permite que seu corpo se livre de resíduos e mantenha o equilíbrio adequado de água e produtos químicos necessários para funcionar adequadamente.

 

É assim que funciona: 

Quando você ingere um líquido, a primeira coisa que seu corpo faz é absorver todas as vitaminas, minerais e nutrientes. O líquido extra que você não precisa é então convertido pelo seu corpo em uma forma de dejeto. Em seguida, o produto residual é filtrado e é transformado em urina, que é transferida para a bexiga em pequenas quantidades a cada 10 a 15 segundos. Em média, a bexiga armazena cerca de 473 ml de urina, equivalente a duas xícaras, em um intervalo que varia de 2 a 5 horas. Quando a bexiga está cheia, um sinal é enviado para o cérebro para que a esvazie. Quando o cérebro recebe a mensagem, ele responde segurando o líquido ou encontrando um banheiro e liberando a urina. No decorrer do dia um adulto saudável produz 2,5 litros de urina. Embora o processo de ir ao banheiro, quando necessário, possa parecer bastante simples, o “Centro Nacional de Informações sobre Doenças Renais e Urológicas” [1] estima que metade das mulheres tem problemas para segurar o xixi até chegar ao banheiro.

 

Nem todos os líquidos são iguais 

O tempo que leva do primeiro gole até a vontade de ir ao banheiro pode ser de meia hora, mas muitos fatores podem alterar esse cronograma. O que você come e bebe, e não apenas o quanto você come e bebe, fazem a diferença. Coisas como cafeína, nicotina, álcool e até mesmo sucos com alto teor de ácido (como suco de laranja) podem irritar sua bexiga e fazer com que as idas ao banheiro sejam mais frequentes. Esses líquidos também contribuem para a indesejada incontinência urinária.

 

O que você pode fazer 

Se você tiver que ir ao banheiro com maior frequência ou tiver dificuldades para segurar a urina, os especialistas recomendam cortar ou mesmo eliminar líquidos irritantes do seu dia a dia. Talvez você também queira conversar com um médico sobre as estratégias utilizadas atualmente pelas mulheres modernas, incluindo, mas não se limitando aos exercícios de Kegel e absorventes projetados especialmente para quem possui incontinência urinária.

 

[1] “National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse”.

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Entendendo os Gatilhos da Incontinência Urinária
Next
Qual médico procurar para tratar incontinência urinária?