Voltar

Crie um Diário de Idas ao Banheiro

Por BARBARA C BOURASSA


Se você possui incontinência de urgência, você está familiarizado com este cenário: você é atingido por uma necessidade súbita e forte de urinar, como ir da luz verde para a luz vermelha, sem a luz amarela. O desejo geralmente é seguido imediatamente por uma contração da bexiga e perda involuntária de urina

Ao tratar a incontinência de urgência, o primeiro lugar que muitos urologistas ou especialistas em saúde da bexiga iniciam, é na modificação do comportamento. Isto porque, em muitos casos, a bexiga pode ser treinada para responder (isto é, vazia) no momento apropriado. 

Uma ferramenta que os especialistas usam para treinar a bexiga é um cronograma de esvaziamento. No nível mais básico, esse cronograma é exatamente o que parece: um horário para ir ao banheiro

Para determinar com que frequência você deve urinar, seu médico pode pedir que você mantenha um diário da bexiga. Este tipo de diário responde a muitas perguntas sobre sua saúde e padrões de bexiga, e cria uma imagem básica do controle da bexiga.

"Uso um diário de bexiga em todos os pacientes que vejo", diz Leslie Wooldridge, enfermeira geriátrica afiliada à Hackley Health no Lake Women's Center em Muskegon, Michigan. "Me diga quando você vai, o quão forte é o desejo, o que você estava fazendo quando você foi, o que você tinha que beber e quanto, se você teve perda involuntária, e quando você ingeriu qualquer medicação"

Wooldridge faz seus pacientes manterem o diário da bexiga por três dias, embora não tenha que ser três dias seguidos, ela observa. De lá, ela diz: “Eu posso determinar um cronograma de esvaziamento, ou um cronograma de quantas vezes você deve ir ao banheiro.

Como funciona um cronograma de esvaziamento? Significa urinar em horários definidos, para treinar a bexiga quando for a hora de ir ao banheiro. Com o passar do tempo, o período entre as idas ao banheiro é esticado, para corresponder a uma programação normal. Isso pode significar aumentar os intervalos de toda hora para cada 90 minutos e assim por diante. 

"A bexiga normal urina a cada duas ou três horas", explica ela. "Eu não quero que as pessoas esperem mais do que isso ou menos, pois isso pode levar à incontinência". O objetivo de um cronograma de micção é "micção cronometrada com o objetivo de atingir a micção normal, que é de seis a sete vezes por dia", explica ela.

 

Para algumas pessoas, pode levar quatro semanas seguindo esse cronograma para atingir um padrão normal; para outros, pode levar mais tempo.

 

Se você está seguindo um cronograma de esvaziamento, podem haver momentos em que você precisa ir, mas não é hora de usar o banheiro. Se este for o caso, Wooldridge e outros médicos ensinam aos pacientes técnicas de supressão de urgência, como exercícios de Kegel, ou contrações rápidas do assoalho pélvico. Outra tática: "respire profundamente, pare o que está fazendo e tente se distrair", diz ela. "O desejo eventualmente desaparece, desde que você mantenha a confiança de que funcionará". Outras técnicas de supressão de urgência incluem contar de trás para a frente de 100, sentado ou deitado, ou ligar para um amigo.

 

Instruções

  • Faça pelo menos sete cópias do formulário diário vazio, para que você possa manter o diário por uma semana.
  • Registre a hora do dia quando você vai ao banheiro ou tem perda involuntária.
  • Indique o grau de perda na coluna "Perda Involuntária".
  • Observe sua atividade no momento de qualquer caso de incontinência urinária.
  • Medir a quantidade que você bebeu pode ajudar o médico ou enfermeiro a avaliar sua condição. Se possível, registre a coluna "Entrada".

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
5 Mitos Sobre a Meia-Idade: Parte II
Next
Entendendo o assoalho pélvico