Voltar

O uso da chia e seus benefícios

Chia conhecida como a “salva hispânica”, “Artemisa hispânica”, “chia mexicana”, “chia preta” ou simplesmente “chia”. Uma semente rica em vitamina B, fibra, ácidos gordos essenciais (esses que o corpo não produz, mas que recebe dos alimentos), proteínas e antioxidantes.

 

Possui:

  • • Pouco teor de água (6 – 7%)
  • • Bastante proteína vegetal (18%)
  • • Fibra (18%)
  • • Grande contribuição de gordura saudável (33%)
  • • Dos seus minerais, sabemos que contém magnésio e potássio, o primeiro é útil na contração e relaxamento muscular e produção de energia entre outros e o segundo é importante para o funcionamento do coração, músculos e nervos.

 

Esta semente é uma fonte natural de ácidos gordos das famílias ômega 6 e ômega 3 e, por isso, está associada a ajudar (desde que seja consumida dentro de um estilo da vida saudável) a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

De fato, sua gordura por ser de origem vegetal, é isenta de colesterol, e o ácido gordo em abundância é o ácido linolênico (que pertence à família ômega 3) seguido do ácido linoleico (ômega 6). Também possui o ácido gordo oleico (o da azeitona).

Suas sementes também são ricas em antioxidantes do tipo flavonoides e para aqueles preocupados com a intolerância ao glúten a Chia não contém glúten.

Quando se deixa imersa em água origina uma substância com consistência gelatinosa devido à presença de produtos mucilaginosos, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol. É um laxante leve e ajuda ao tratamento de emagrecimento e diabetes, porque dá uma sensação de saciedade além de retardar a elevação da glucose no sangue. Mas isto não significa que para consumi-la necessariamente tem que ser molhada na água, simplesmente se acrescenta aos alimentos como salada, frutas, água ou o iogurte e se consome diretamente.

Dos seus antioxidantes, estes flavonoides se encontram em alimentos como cacau, chá verde, amoras, tomate, etc. Possuem atividade na diminuição do colesterol, dão cor e outros benefícios.

Por fim, a chia também pode ajudar a melhorar o sistema imunológico, ou seja, o sistema de defesa.

 

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
At-home disposal nutricao
Next
As Refeições Ideais para o Seu Dia-Dia