Voltar

Reconhecendo os Primeiros Sinais da Menopausa (Perimenopausa)

Por Dra. Jennifer Berman.


Muitas mulheres começam a perceber sinais e sintomas da menopausa antes de passar por isso, esses sintomas podem começar durante um período chamado “PERIMENOPAUSA”. O termo perimenopausa significa antes da menopausa ou no final do ciclo menstrual, isso pode acontecer a qualquer momento do final dos trinta anos, aos quarenta e cinquenta. As mulheres geralmente começam a menstruar e param de fazer isso na mesma época que suas mães, então, caso seja possível, é uma boa ideia conversar com ela sobre quando e como ela passou por essa fase para ter uma ideia do que você pode esperar. 

Os sinais e sintomas da perimenopausa podem incluir períodos irregulares, alterações de humor, ganho de peso, interrupção do sono, disfunção sexual e fadiga. Se tiver algum dos sintomas listados acima, você pode estar passando pela perimenopausa e deve conversar com seu médico, pois as opções de tratamento estão disponíveis para você. É importante que aprender a controlar e reconhecer esses sintomas para otimizar sua saúde geral, a saúde de seus relacionamentos e a saúde sexual durante essa transição da vida.

 

Períodos irregulares ou fortes

Os períodos podem ser muito intensos e em ciclos mais curtos ou, em alguns casos, leves, mas prolongados. Se você tiver irregularidades no seu ciclo mensal, isso pode ser um indicador de que você está passando pela perimenopausa. Mudanças de humor como: sentir-se chorando e deprimido ou mais irritável e em curta duração, é típico durante a perimenopausa. Muitas vezes, as mulheres descrevem que se sentem como se estivessem numa montanha russa emocional, especialmente durante a menstruação. Essas mudanças no humor estão diretamente relacionadas às flutuações hormonais. Os níveis de estrogênio sobem e descem e são os altos e baixos dos hormônios, que causam alterações de humor. Tratamentos destinados a estabilizar hormônios podem ajudar com alterações de humor.

 

Perda de desejo sexual

A diminuição ou a perda de interesse pelo sexo, também é um indicador da perimenopausa e uma diminuição do hormônio testosterona. As mulheres se queixam não apenas da falta de interesse em sexo, mas também da perda de energia, tanto física quanto emocional. A testosterona também é importante para a massa muscular magra e metabolismo. As mulheres, durante a perimenopausa, muitas vezes se queixam de que se sentem mais "flácidas", têm mais dificuldade em se exercitar e em dormir (tanto em adormecer quanto em permanecer dormindo). Depois de ter filhos, a queda nos níveis de estrogênio provoca a interrupção do sono, o que pode levar a uma maior sensação de estresse e fadiga durante o dia.

 

Pele seca e queda de cabelo

A pele seca e queda de cabelo também pode ser um sinal de alterações hormonais, e estas podem começar durante a perimenopausa. Alterações na dieta e exercício podem melhorar a pele e cabelo, e é importante conversar com o médico a respeito. 

Se tiver algum destes sintomas, você pode estar entrando na perimenopausa e é hora de falar com o seu médico. Quanto melhor você se preparar para essa transição, mais positiva será a experiência. Existem opções e tratamentos disponíveis. Este é um momento de libertação e liberdade sexual, emocional e pessoal.



 

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
A Menopausa e o Desempenho Sexual
Next
Os Efeitos Mentais e Emocionais Causados pela Menopausa