Voltar

A Menopausa e o Desempenho Sexual

Por Dra. Jennifer Berman.

 

Quando as mulheres atingem os 40 e 50 anos, entram em um estágio de suas vidas chamado de "perimenopausa", período que marca o fim da vida reprodutiva da mulher ou período que antecede a menopausa. Durante esse período, antes da menopausa, os níveis hormonais começam a flutuar para cima e para baixo. Níveis mais baixos de estrogênio, bem como níveis flutuantes de estrogênio, durante a perimenopausa é o que causa os sintomas da TPM (síndrome pré-menstrual), menstruações desregradas, alterações de humor, fadiga e ganho de peso. 

Quando uma mulher deixa de menstruar por um tempo superior a 12 meses, ela está na menopausa. Além dos sintomas típicos da perimenopausa, as mulheres começam a sentir ondas de calor e sudoreses durante a menopausa. A baixa nos níveis de estrogênio pode levar ao ressecamento vaginal e, se não forem tratadas, as relações sexuais se tornam cada vez mais dolorosas. Também é comum a dificuldade de sentirem desejo na hora do sexo.

Para evitar problemas como este, é importante que as mulheres façam uso de lubrificantes em suas relações sexuais caso haja ressecamento vaginal. Isso evitará traumas ou desconforto na região. Recomendo que meus pacientes usem o lubrificante vaginal durante as relações com o parceiro. É feito sem glicerina, parabenos e fragrância, o que é importante porque esses ingredientes podem causar irritação para algumas mulheres.

Além disso, à medida que as mulheres envelhecem e entram na menopausa, o desejo sexual diminui devido à redução dos níveis de testosterona. Embora ainda não exista um tratamento aprovado pela FDA disponível para as mulheres para a perda da libido, médicos podem prescrever a testosterona a seus pacientes que sejam sintomáticos e tenham baixos níveis de testosterona. Por este motivo, é importante que as mulheres falem abertamente com os seus médicos sobre as questões de sua saúde sexual.

A saúde sexual é um componente crítico da saúde geral e bem-estar geral. Meu objetivo é ajudar as mulheres a sentirem-se à vontade para comunicar essas preocupações, o que pode ser difícil, se não embaraçosas de serem reveladas à parceiros e profissionais da saúde. 

Além das alterações físicas em nosso corpo, a passagem da menopausa, é também um momento emocionante e desafiador. Além da produção de hormônios em declínio, as mulheres também podem perder o desejo sexual por razões emocionais. Fatores como forma que uma mulher percebe a mudança na aparência de seu corpo com o envelhecimento, a perda de fertilidade e capacidade de conceber, e outros fatores que estão ocorrendo em suas vidas durante este período - o ninho vazio, a aposentadoria ou a ocorrência de problemas de saúde - pode acarretar falta de desejo sexual. A boa notícia é que, com o tempo, paciência, conhecimento e informação, a maioria das mulheres na menopausa pode desfrutar do sexo, aprender a apreciar esse estágio de suas vidas e desenvolver um novo nível de intimidade com seus parceiros. A comunicação é fundamental para manter um relacionamento sexual saudável durante todas as fases da vida.

Durante a menopausa, um estilo de vida saudável não é apenas algo que devemos aspirar, é algo que precisamos garantir e promover para nós e nossas famílias. A maneira mais rápida e fácil de aumentar a autoconfiança e melhorar o desejo sexual é o exercício regular, o sono regular e uma dieta saudável e equilibrada. Enquanto a menopausa marca o fim do ciclo reprodutivo de uma mulher, ela não significa o fim de sua sexualidade. A frase popular "terminou aos cinquenta" não é apenas um clichê, é história. Foi um ditado popularizado quando as mulheres simplesmente não viviam tanto quanto hoje. Agora, a menopausa é realmente um momento para as mulheres se sentirem livres. Meu objetivo é ajudar as mulheres, a se aproximarem dessa época de suas vidas com conhecimento, conforto e entusiasmo, ao contrário de ansiedade e medo.



Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
Da Pele Oleosa à Pele Seca: Bem-Vinda à Menopausa!
Next
A Menopausa Causa Crises de Meia-Idade?