Voltar

Os Efeitos Mentais e Emocionais Causados pela Menopausa

POR DR CINDY LONG

 

Embora os sintomas físicos, como ondas de calor e suores noturnos, sejam mais frequentemente associados à menopausa, os efeitos emocionais podem ser igualmente evidentes e incômodos. Muitas mulheres descrevem esses sintomas da perimenopausa como sendo uma TPM ruim. Efeitos colaterais emocionais comuns incluem irritabilidade, manifestações emocionais desproporcionais, ansiedade, falta de motivação, agravamento de depressão pré-existente, nebulosidade e esquecimento. Embora esses sintomas possam estar diretamente relacionados à própria menopausa, podem haver outras razões não relacionadas à menopausa para esses sintomas, portanto, vale a pena discuti-los com seu médico. 

A perimenopausa e a menopausa coincidem com o que pode ser o período mais estressante na vida de uma pessoa. Pais idosos, crianças saindo de casa, estresses de trabalho, planejamento para aposentadoria, divórcio e preocupações financeiras, tudo acontece em alta frequência nos nossos 40 e 50 anos. Sorte a nossa! Temos que passar pela menopausa em cima de tudo isso. O estresse sozinho pode ser uma explicação adequada para muitos dos sintomas de humor e mentais que as mulheres sentem durante a menopausa. 

As dificuldades do sono são extremamente prevalentes durante a perimenopausa e a menopausa. E se você não estiver descansando adequadamente, é razoável esperar que não consiga lidar com os estresses da vida diária tão bem quanto faria normalmente. Podem haver muitas razões subjacentes para distúrbios do sono. Para alguns, são os suores noturnos que os acordam com frequência, e nesse caso, a reposição de estrogênio pode reduzir a sudorese noturna e resultar em sono melhorado. Para aqueles que estão passando por estresse severo, isso também pode interferir no sono. Portanto, a terapia, a meditação e outras técnicas para aliviar o estresse também podem ser úteis. Fazer exercício físico regular, manter um peso normal, tratar distúrbios médicos subjacentes, como a apneia do sono, evitar estimulantes, álcool e outras drogas psicoativas também são recomendados para quem sofre de insônia. 

A depressão é muito comum durante a menopausa, mas em si mesma a depressão ou outros transtornos do humor não são causados pela menopausa. Porém, para aqueles 20% de mulheres com história prévia de depressão, a condição pode ser exacerbada durante a perimenopausa.

A medicação antidepressiva pode ser benéfica, especialmente para aqueles que tomaram antidepressivos com bons resultados no passado. Antidepressivos (uma grande categoria de medicamentos, incluindo Prozac, Zoloft, Lexapro e Celexa) são frequentemente utilizados para aliviar não só os sintomas do humor, mas também os afrontamentos e suores noturnos. Embora os problemas de humor que acompanham a menopausa possam ser onerosos, esses sintomas geralmente são temporários e provavelmente existem várias opções para aliviá-los. É importante ter uma conversa detalhada com o seu médico, para garantir que você tenha todos os recursos disponíveis para ajudá-la a lidar durante esse período desafiador.



 

 

Mais artigos sobre A Vida com Incontinência.
Previous
Next
More Articles
Previous
A Menopausa Causa Crises de Meia-Idade?
Next
Odor vaginal e Menopausa