Exercicios para incontinência urinária masculina
Exercicios para incontinência urinária masculina
A incontinência urinária é um problema que afeta tanto mulheres como homens. Os casos ocorrem, principalmente, entre os idosos e no caso dos homens, entre aqueles que precisaram passar por cirurgia de retirada da próstata.
O tratamento da incontinência urinária masculina depende do tipo e da gravidade do problema. A disfunção vesical, a incompetência esfincteriana e a obstrução podem ser tratadas mediante agentes farmacológicos, terapia comportamental, reabilitação pélvica (fisioterapia), estimulação elétrica ou cirurgia.
A incontinência urinária no homem
Especialistas afirmam que as causas da incontinência urinária nos homens estão relacionadas à perda de fibras musculares e tecidos de sustentação do assoalho pélvico, que ocorrem naturalmente com o avanço da idade e principalmente quando os homens têm a região comprometida após procedimento cirúrgico.
Conheça os principais exercícios para a incontinência urinária masculina:
Fisioterapia para incontinência urinária
A fisioterapia é um dos tratamentos indicados para disfunções do assoalho pélvico tanto em casos pós-cirúrgicos como para prevenção da incontinência urinária.
Ela ajuda trabalhando a debilidade do assoalho pélvico fortalecendo os músculos perineais a partir de exercícios realizados ativamente pelo paciente com alguns recursos, com objetivo de restabelecer o equilíbrio da pelve, manter o suporte dos órgãos pélvicos, favorecer a pressão de fechamento da uretra, ativar a circulação local e contribuir na atividade sexual.
Treino pélvico para a incontinência urinária
Os exercícios do assoalho pélvico visam fortalecer os músculos do assoalho pélvico através de exercícios específicos. Geralmente é a primeira linha de tratamento, indicada para pacientes com grau leve.
Pilates e ioga para a incontinência urinária
Exercícios como ioga e pilates reduzem o estresse, fortalecem o assoalho pélvico e ajudam a minimizar as perdas de urina e episódios de urgência associados à bexiga hiperativa caso sejam direcionados com esse objetivo.
Exercícios de Kegel para a incontinência urinária
Os exercícios de Kegel são exercícios da musculatura pélvica, que fortalecem os músculos que controlam o fluxo de urina. A prática desses exercícios auxilia no controle de doenças como incontinência urinária e distúrbios da estática pélvica.
Terapia comportamental para a incontinência urinária
A terapia comportamental deve ser vista como a primeira linha de tratamento da incontinência urinária de urgência. Dentre as medidas estão a restrição hídrica, micção programada, tratamento da constipação, mudança de hábitos alimentares e exercícios pélvicos.